Paraná, 24/04/2014
Cacique é preso em operação da PF em Mangueirinha
Valdir Kokoj dos Santos é acusado de porte de arma, formação de quadrilha e coação. Outros índios também foram presos..
 
Notícia publicada em 07/11/2012 - 09:31 - Autor: Evandro Artuzi Imprimir  
 
 Créditos da Foto: Polícia Militar(fotos aéreas)  

Cacique Valdir Kokoj dos Santos - Foto: AEN

O Cacique da aldeia indígena Kaiguangue, de Mangueirinha, Valdir Kokoj dos Santos foi preso nesta quarta-feira (07/11), pela Polícia Federal. A prisão aconteceu durante a operação denominada de “Forte Apache”. O cacique é acusado por ilegal de arma, formação de quadrilha e coação.

Ao todo foram cumpridos 27 mandados na aldeia, segundo informação prestada pelo Delegado da Polícia Federal, Mauricio Todeschini. Cerca de 100 policiais federais e 75 militares da ROTAM e CHOQUE, dos Batalhões de Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel, participaram da operação.

Além do Cacique, mais quatro índios foram presos, todos de extrema confiança de Valdir e que formavam uma espécie de milícia na aldeia. Com os detidos foram apreendidas oito armas de fogo, entre revólveres e espingardas. A ação desta quarta-feira (07) é resultado de meses de investigação da Polícia Federal, a partir de denúncias de abuso por parte do Cacique.

Kokoj, que foi candidato a vereador pelo PSDB nas eleições de outubro, teria expulsado 12 famílias da aldeia por que essas não declararam apoio a sua candidatura. Essas famílias estariam abrigadas num Ginásio de Esportes em Mangueirinha, segundo a polícia. Outra informação é que o cacique seria violento e administrava a reserva sem prestar contas aos índios, além de espancar e prender que se omitisse a suas ordens.

Os presos foram levados ao Batalhão de Polícia Militar, em Pato Branco, onde o Cacique teve direito a dar um telefone apenas. Em seguida, foi transferido a Curitiba onde deve responder a todas as acusações na justiça comum, disse o delegado Maurício Todeschini, da Polícia Federal. Procurado pela imprensa, Kokoj não quis gravar entrevista.


Outras Fotos

 
Compartilhe esta notícia com seus amigos:  






Mais notícias em Sudoeste - PR

23/04/2014 - 18:52 - Colisão entre caminhões deixa um morto na PR 493
23/04/2014 - 14:58 - PRF flagra Mercedes a 151 km/h no Sudoeste
23/04/2014 - 10:34 - Rapaz acusado de tentar aplicar golpe é preso em Marmeleiro
22/04/2014 - 20:29 - Morador de Dois Vizinhos sofre tentativa de homicídio
22/04/2014 - 17:42 - PRF apreende cigarros contrabandeados na BR 163
22/04/2014 - 12:15 - Polícia Militar apreende armas e cocaína em Salto do Lontra
22/04/2014 - 11:29 - Suspeito de incendiar casa em Palmas é procurado pela polícia






NOTÍCIAS

Cidades Sudoeste - PR Paraná Brasil Mundo Fotos Cenas Fortes Radios Vídeos Áudios Concursos Desaparecidos Últimas Notícias Destaques
SERVIÇOS

Guia comercial Telefones Úteis Nossa Equipe Anuncie no Portal Fale Conosco
LINKS ÚTEIS

Bombeiros Defesa Civil Diversos Prefeituras Polícia Civil Polícia Militar Polícia Federal Rádios Tribunal de Justiça PRF Policia Civil Realeza/PR
COLUNISTAS

PROERD JURISTA - Luiz Flávio Gomes

Todos os direitos reservados - Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site sem devida autorização